É VERDADE que o azeite de oliva – ou azeite doce, como a gente conhece aqui na Bahia – traz inúmeros benefícios para a saúde, por seu potencial antioxidante e anti-inflamatório.

Mas será que é verdade que ele perde todas essas propriedades quando exposto a temperaturas maiores? Para a nossa alegria, isso é um MITO! Mas tudo vai depender do seu nível de acidez. Vamos explicar…

Acima de 180Cº, de fato, não é recomendado usar azeite extra virgem (o tipo mais puro entre eles, com até 0,01% de acidez). Caso a embalagem indique a acidez superiror a 0,5%, aí sim você pode utilizá-lo pra cozimento/grelha, pois a perda dos compostos responsáveis pelos benefícios que citamos antes será baixa.

Sendo assim, também é um MITO o que diz que, ao ser usado em cozimentos, o azeite (>0,5% acidez) produziria substâncias tóxicas, gorduras saturadas ou trans, prejudiciais para o organismo.

Por outro lado, vale lembrar – e isso sim é VERDADE – que, mesmo em sua versão extra virgem, o azeite é um alimento calórico (1cl sopa = 72kcal). Assim, vale a pena moderar o seu consumo, especialmente se você está buscando emagrecer. Mas se o seu desejo for ganhar peso, está aí um excelente aliado!

Agora não tem mais dúvida nem medo, né? Seja na salada ou no refogado (respeitados os respectivos níveis de acidez recomendados), pode apostar no azeite extra virgem que ele é, sim, a melhor opção!

Instagram: @alessandracostanutri