A Nutricionista Alessandra Costa ensina uma combinação de temperos que, além de potencializar o sistema de defesa do organismo, tem ação anti-inflamatória e ajuda na diminuição das dores crônicas.

Anota pra não esquecer!

AÇAFRÃO-DA-TERRA, GENGIBRE, SALSINHA, ALHO, LIMÃO e AZEITE

A curcumina, composto presente no primeiro tempero (na sua versão natural, sem ser em pó) tem alto potencial antioxidante. Pra se ter uma ideia, ela é 400x mais potente que a metformina, usada no controle da diabetes. Além disso, tem a capacidade de atuar no fígado, eliminando as toxinas presentes no órgão.

Para garantir esses benefícios, um aliado importante, que deve ser consumido junto, é o gengibre. Muito usado na culinária oriental, essa raiz funciona como um anti-inflamatório natural, sendo capaz de reduzir a acidez dos fluidos presentes nas articulações e, assim, as dores decorrentes de processos inflamatórios.

A salsinha não fica muito atrás. Os antioxidantes presentes nas suas folhas auxiliam a reduzir o risco de diabetes e os efeitos dos carboidratos no sangue. Pra completar, a alicina, composto presente no alho que é liberado quando os dentes são picados ou amassados, tem ação anti-inflamatória e também antimicrobiana, ajudando a eliminar as bactérias patológicas que afetam a flora intestinal.

Agora, pra arrematar todos esses benefícios, é fundamental incluir um ácido (no caso aqui, o limão) e uma gordura boa (o azeite). Além de deixar o prato ainda mais gostoso, eles manterão os antioxidantes e nutrientes dos temperos ativos, facilitando a absorção pelo nosso organismo.

Assim, que tal fazer uma pastinha com todos esses ingredientes pra ter à mão na hora de temperar suas carnes, cereais e feijões? Se bem conservada na geladeira, ela pode ser usada por até dois meses!

Gostou? Agora que tal sair desse post e ir garantir o seu estoque de imunidade?! 

Instagram: @alessandracostanutri