A rural novamente pede passagem e se lança a novos caminhos e comunidades através do encontro do cinema com outras artes na quarta edição da Mostra Itinerante “É no Pé do Morro é lá no Cafundó, Vai de Rural”, que viaja a Bacia do Paramirim, na Bahia.

Depois de circular em três lindas edições por mais de 24 povoados e comunidades na Bacia do Paramirim, a LA BICI Galeria Cultural em parceria com o produtor macabense Helivelto Lima, traz a quarta edição da mostra cultural durante os dias 21 a 23 de abril de 2022, em Boa Madeira, Macaúbas; Brejo Grande em Boquira e na Comunidade Quilombola Paramirim das Crioulas, em Érico Cardoso, respectivamente.

Carregando na bagagem uma composição que permite a cultura local dialogar com distintas intervenções artísticas, harmonizando o conhecimento local com as vivências dos tripulantes da rural, apresentamos as seguintes atividades: Exibição de documentário que abordará Patrimônios Culturais do Nordeste brasileiro, atrações circenses, manifestações culturais das localidades contempladas. Os grupos artísticos a se apresentarem são Samba de Roda das Mulheres de Boa Madeira (Boa Madeira/ Macaúbas); Reis das Mulheres e C&a (Brejo Grande/Boquira) e Reisado das Liras e Manjonas, (Paramirim das Crioulas/ Érico Cardoso).

O projeto conta com apoio cultural da Prefeitura Municipal de Macaúbas, Prefeitura Municipal de Boquira e Prefeitura Municipal de Érico Cardoso, e foi selecionado no Edital Territórios Culturais 2019, com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Este projeto visou inicialmente a exibição do filme “É no pé do morro é lá no cafundó” (2011), de Denise Santos, como um feedback, em prática de alteridade, aos próprios personagens participantes do filme, gravado neste Território de Identidade, tornando-se o título tema da Mostra Vai de Rural.

A mostra itinerante “É no pé do morro é lá no cafundó, Vai de Rural” – 4ª edição segue construindo novos caminhos, aumentando a bagagem de mais histórias, causos e encantos através do cinema, do circo, da cultura popular e de outras artes integradas em diálogo com povos e comunidades.

Onde?

21/04 – Macaúbas – Comunidade de Boa Madeira
22/04 – Boquira – Comunidade de Brejo Grande
23/04 – Érico Cardoso – Comunidade de Paramirim das Criolas

Quando?

21 a 23 de abril de 2022.

Programação:

Abertura da Mostra com Apresentação de Circo
Exposição Fotográfica
Vídeo Instalação
Manifestações populares
Exibição de filmes
Apresentação circense
Apresentação Musical

(Texto e fotos cedidos pela produtora cultural Bia Bastos)