Com o objetivo de transmitir valores, despertar atitudes e transformar amor e solidariedade em ação, o macaubense Claudomiro Cândido de Sousa em 2008, sensibilizado pela carência no município, iniciou um projeto de Arrecadação de mantimentos e vestuários para minimizar a situação das pessoas menos favorecidas.

Para essa finalidade, contando com o apoio da Paróquia Imaculada Conceição, da Prefeitura Municipal e a Secretaria de Administração ao ceder o espaço e iluminação, ele montou um centro de arrecadação na Praça Imaculada Conceição de Macaúbas, onde as pessoas sensibilizadas depositavam suas doações. Nos primeiros anos as arrecadações eram feitas a partir do centro, após alguns anos, pequenos grupos tocados por esse exemplo, começaram a se unir e contribuir com doações aos menos favorecidos.

“Com isso, sinto-me recompensado ao ver grupos continuando esse ideal, cujo meu objetivo vejo sendo difundido”, verbaliza Claudomiro com o coração transbordando de alegria e felicidade.

Para incentivar ainda mais as doações, a decoração   foi planejada intencionalmente, onde foi unida ao primeiro projeto, Exposição de um Presépio em praça pública que já vem sendo feito desde 1988 (trinta e um anos).

Lembrando que o propósito é contribuir com os mais necessitados, a arrecadação de 2019 possibilitou atender com cestas básicas 95 (noventa e cinco) famílias do município e em média de 5.000 (cinco mil) peças de roupas, calçados e objetos que foram distribuídos para as comunidades, com ênfase na região serrana.