Projeto de recuperação Hidroambiental na Bacia do Riacho Tinguis

Projeto de recuperação Hidroambiental na Bacia do Riacho Tinguis

A empresa NEOGEO responsável pela realização do Projeto de recuperação Hidroambiental na Bacia do Riacho Tinguis no Município de Macaúbas – Ba apresentou nesta quinta feira dia 16 de fevereiro de 2017 as 9h na Câmara Municipal de Macaúbas o projeto que tem como objetivo a proteção da nascente do tinguis, por meio da implantação de barragens galgáveis e bacias de contenção.  Proteção das nascentes do Riacho do Lava-pé, na área urbana do município, com a implantação do Horto florestal e programa de educação ambiental. E a capacitação com foco na conservação do solo e da água.

Outros objetivos citados na apresentação foram à realização de trabalho técnico social, promover a educação ambiental e a participação da sociedade, distribuição de materiais de divulgação, realização de seminários e oficinas de capacitação, orientar a comunidade visando garantir a sustentabilidade e manutenção do projeto e seus benefícios.

O primeiro passo apresentado na realização do projeto é a construção de barragens galgáveis que vai controlar a velocidade em que a água desce no leito do riacho evitando assim erosões e a permanência de mais água naquele local.

Barragens

Barragens galgáveis

Segundo passo, a construção de bacia de contenção nas laterais das estradas próximas da mina e do riacho. Através essas bacias a água que desce da chuva pela estrada vai infiltrar e com isso evitar que areia, pedras e vegetais levados pela correnteza cheguem até a mina. Sem contar que essa água vai entrar no subsolo e futuramente contribuir para o aumento de água na mina.

bacias

Bacia de Contenção

A construção de cercas com arames e mourões é mais uma etapa desse projeto, com o objetivo de proteger e preservar aquele local. A cerca terá arame liso e mourões a cada 3 metros, a cerca prevista terá 2.512 metros.  

Cerca

Cerca

Outro fator importante que será realizado é o plantio de 3094 arvores para o reflorestamento da região da nascente.

Plantio

Plantio

No Horto Florestal foi apresentado o objetivo a ser realizado com o projeto, como Academia, Trilha ecologia, Pista Cooper. Uma verdadeira área de lazer que vai beneficiar a todos.

Horto

Horto Florestal

Por fim a empresa irá fazer a supervisão de todo o projeto para garantir a qualidade nos serviços executados, com registros fotográficos e elaboração de relatórios. Além de uma apresentação do antes e depois do projeto que tem previsão de 10 meses para ser concluído e entregue para a população.

tiguins

Cartaz

O evento teve a participação e várias autoridades municipais entre elas o Prefeito Municipal Amelinho, vereadores, secretários e representantes de vários órgãos além de um número bom de pessoas interessadas em saber como será ser esse projeto que irá beneficiar a todos.

Apres-projeto


Link para compartilhar: www.portaldemacaubas.com.br/projeto-de-recuperacao-hidroambiental-na-bacia-do-riacho-tinguis


Serviços

Publicidade


 

Enviar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *