O CREAS em parceria com a FAMAC iniciam atividades socioeducativas

O CREAS em parceria com a FAMAC iniciam atividades socioeducativas

Em nota o CREAS de Macaúbas comunica que no dia 18 de setembro, iniciou as atividades socioeducativas do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, em parceria com a FAMAC – Fundação Assistencial de Macaúbas. As atividades estão sendo oferecidas para crianças e adolescentes cadastradas no programa, com idade de 8 a 16 anos, todas as tardes, de segunda à sexta. Além de atividades dirigidas pelas Orientadoras Sociais do PETI, são oferecidas oficinas de Capoeira e Artes Plásticas. 

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) é uma iniciativa que visa proteger crianças e adolescentes, menores de 16 anos, contra qualquer forma de trabalho, garantindo que frequentem a escola e atividades socioeducativas. Segundo o Plano Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente, são consideradas trabalho infantil as diversas atividades econômicas ou atividades de sobrevivência realizadas por crianças ou adolescentes em idade inferior a 16 anos, exceto na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos, sejam elas remuneradas ou não, com ou sem finalidade de lucro.

Os principais objetivos do PETI compreendem: trabalho social com famílias e oferta de serviços socioeducativos para crianças e adolescentes. Tais serviços são realizados em nosso município via CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social.

As atividades seguem sendo implementadas e a estimativa é de que até o final deste ano mais de trinta crianças sejam beneficiadas pelo serviço.

Coordenação: Natália Dias

O CREAS está localizado na Rua Irmã Dulce, n° 567 – Parque Bela Vista.

Telefone: (77) 3473-1469.

E-mail: creasmacaubas@hotmail.com


Link para compartilhar: www.portaldemacaubas.com.br/o-creas-em-parceria-com-a-famac-inicia-atividades-socioeducativas


Publicidade


 

2ª Reunião Plenária do Plano de Recursos Hídricos Bacias do rio Paramirim e Santo Onofre

2ª Reunião Plenária do Plano de Recursos Hídricos Bacias do rio Paramirim e Santo Onofre

Conforme nota no Site da Prefeitura, o evento aconteceu na Câmara Municipal de Macaúbas na manhã desta terça-feira dia 19 de setembro de 2017 com a função específica de deliberar sobre Plano de Recursos Hídricos das Bacias do rio Paramirim e Santo Onofre e a sua proposta de enquadramento.

Estiveram presentes o Presidente do Comitê do Paramirim e Santo Onofre Anselmo Barbosa, o Secretário Estadual do Meio Ambiente José Geraldo Reis, representando o Prefeito Municipal de Macaúbas Amélio Costa Jr. O Secretario Municipal de Meio Ambiento José Ilton Almeida Lima, o Secretário Municipal de Administração Jakson Souza Silva, o Secretário Municipal de Agricultura Gilberto Agustinho da Silva e o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Anderson Gumes representado a Casa Legislativa.

Outras autoridades como o Secretário Executivo do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Bacia do Paramirim Leonardo Costa Santos, o representante da Câmara Construtiva regional do médio São Francisco Edinaldo Campos, Secretários Municipais e representantes de vários municípios da Bacia do Paramirim estiveram no evento.

CONCEITO DO PLANO – PLANEJAMENTO de um processo de gestão da água na bacia, a partir de sua dinâmica hidrológica (águas subterrâneas e superficiais) para orientação da preservação e recuperação dos ambientes geradores de água com o uso sustentável dos recursos hídricos da bacia.

Saiba mais: www.prhpaso.com.br


Link para compartilhar: www.portaldemacaubas.com.br/2a-reuniao-plenaria-do-plano-de-recursos-hidricos-bacias-do-rio-paramirim-e-santo-onofre


 

Convite: Dia Nacional do Teatro (19/09) haverá uma intervenção cênica na Praça e no CETEP

Convite: Dia Nacional do Teatro (19/09) haverá uma intervenção cênica na Praça e no CETEP

O Curso Livre de Teatro Erleide Morais e a Cia Ka entre Nós de teatro realiza nesta terça dia 19/09 ( Dia Nacional do Teatro) uma intervenção cênica na Praça e no CETEP a partir das 19h.


Link para compartilhar: www.portaldemacaubas.com.br/convite-dia-nacional-do-teatro-1909-havera-uma-intervencao-cenica-na-praca-e-no-cetep


Previsto: Concurso Público do SAAE de Macaúbas

Previsto: Concurso Público do SAAE de Macaúbas

Em nota o SAAE de Macaúbas (Serviço Autônimo de Água e Esgoto), diz que estará instituindo Comissão para realização de Concurso Público. Esta Comissão deverá ser formada por técnicos da autarquia, que definirá quantidade de vagas, os cargos, vencimentos entre outros detalhes.

A nota não informa a previsão de lançamento do Edital do Concurso, mas informações preliminares de bastidores dão conta que o edital poderá sair ainda neste ano ou no início do próximo semestre.

Veja a seguir trecho de uma nota do SAAE que é parte integrante desta: (VEJA AQUI)

(…)

“Informamos que o SAAE está em tramites iniciais para uma futura realização de Concurso Público, visando preencher vagas e para tanto, estará instituindo uma Comissão para que proceda avaliação e levantamento da real necessidade do tal processo seletivo, assim como avaliar  a quantidade de vagas a serem ofertadas no certame.” (…)

Atenciosamente,

DELCIONE  OLIVEIRA FIGUEIREDO – DIRETOR DO SAAE”


Link para compartilhar: www.portaldemacaubas.com.br/previsto-concurso-publico-do-saae-de-macaubas


 

Macaúbas e mais 172 municípios baianos em situação de emergência por estiagem

Macaúbas e mais 172 municípios baianos em situação de emergência por estiagem

A lista de municípios em situação de emergência por estiagem com decreto reconhecido pelo governo estadual chegou a 173 cidades. A informação está publicada nesta quinta-feira (14) no Diário Oficial do Estado (DOE). Nas cidades, o decreto estadual vale por 180 dias. Para estabelecer as medidas, a administração baiana declarou que os baixos índices de chuva registados nos últimos anos ainda afetam quase a totalidade do estado.

Outro ponto é que a  escassez das chuvas tem comprometido a regularidade no fornecimento de água potável e provocado “graves prejuízos às atividades produtivas, principalmente à agricultura e à pecuária. Conforme o decreto, que passou pela análise da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), todos os órgãos estaduais devem participar de ações com o objetivo de buscar soluções para restabelecer a normalidade e preservar o bem-estar da população.

A relação inclui: Abaíra, Abaré, Adustina, América Dourada, Andaraí, Anguera, Antas, Antonio Gonçalves, Aracatu, Araci, Barra do Mendes, Biritinga, Boa Nova, Bom Jesus da Lapa, Bom Jesus da Serra, Boninal, Boquira, Botuporã, Brejões, Brotas de Macaúbas, Brumado, Caetanos, Caém, Cafarnaum, Caldeirão Grande, Campo Alegre de Lourdes, Campo Formoso, Canarana, Candeal, Cândido Sales, Cansanção, Capim Grosso, Caraíbas, Carinhanha, Casa Nova, Castro Alves, Caturama, Central, Cícero Dantas, Cipó, Conceição do Coité, Condeúba, Contendas do Sincorá, Cordeiros, Coribe, Encruzilhada, Érico Cardoso, Euclides da Cunha, Fátima, Filadélfia, Feira de Santana, Gavião, Gentio do Ouro, Glória, Guajeru e Guanambi.

Ainda constam: Heliópolis, Iaçu,, Ibiassucê, Ibicoara, Ibipeba, Ibiquera, Ibirapuã, Ibitiara, Ibititá, Igaporã, Ipecaetá, Ipirá, Ipupiara, Irajuba, Iramaia, Iraquara, Irecê, Itaberaba, Itaguaçu da Bahia, Itaquara, Itarantim, Itatim, Itiruçu, Ituaçu, Iuiú, Jacaraci, Jacobina, Jaguaquara, Jeremoabo, Juazeiro, Jussara, Jussiape, Lafaiete Coutinho, Lagoa Real, Lajedinho, Lamarão, Licínio de Almeida, Livramento de Nossa Senhora, Macajuba, Macaúbas, Mairi, Malhada de Pedras, Malhada, Mansidão, Marcionílio Souza, Miguel Calmon, Milagres, Mirangaba, Mirante, Morpará, Morro do Chapéu, Mortugaba, Mucugê, Mulungu do Morro, Mundo Novo, Muquém do São Francisco, Nova Fátima, Nova Itarana, Nova Redenção, Nova Soure, Novo Horizonte, Novo Triunfo, Oliveira dos Brejinhos, Ourolândia, Palmas de Monte Alto, Palmeiras, Paramirim, Pedro Alexandre, Piatã, Pilão Arcado, Pindaí, Pindobaçu, Pintadas, Piripá, Planalto, Poções, Ponto Novo, Presidente Dutra, Quijingue, Quixabeira, Rafael Jambeiro, Retirolândia, Rio de Contas, Rio do Antônio, Rio do Pires, Rodelas, Santa Bárbara, Santa Brígida, Santa Inês, Santaluz, Santanópolis, São Félix do Coribe, São Gabriel, Sao José do Jacuípe, Saúde, Seabra, Sebastião Laranjeiras, Senhor do Bonfim, Sento Sé, Serra Preta, Serrolândia, Sítio do Quinto, Sobradinho, Souto Soares, Tanque Novo, Tanquinho, Tremedal, Tucano, Uibaí, Umburanas, Urandi, Valente, Várzea da Roça, Várzea do Poço, Várzea Nova, Wagner e Xique-Xique. Mais informações: www.secom.ba.gov.br

Fonte: (Bahia Notícias)


Link para compartilhar: www.portaldemacaubas.com.br/macaubas-e-mais-172-municipios-baianos-em-situacao-de-emergencia-por-estiagem


 

Consulta Pública teve a participação de comunidades rurais e diversas autoridades

Consulta Pública teve a participação de comunidades rurais e diversas autoridades

Conforme nota no site da Prefeitura de Macaúbas, a Consulta Pública foi realizada na manhã desta quinta-feira dia 14 de setembro de 2017 no Centro Cultural de Macaúbas, teve a participação de diversas comunidades rurais através de suas associações, estando presentes técnicos do PREMAR 2, ligados a Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia,  do Consórcio da Bacia do Paramirim, representado pelo seu Secretário Executivo Leonardo Costa Santos, bem como vereadores, secretários municipais e do prefeito Amélio Costa Jr.

Na abertura o prefeito Amélio Costa Jr falou da importância da consulta pública, e principalmente de discutir e definir melhorias para as estradas rurais do município. Atendendo a população rural de Macaúbas que soma mais de 70% dos habitantes.

O Presidente do Legislativo, vereador Anderson Gumes destacou o compromisso e o apoio da Câmara Municipal de Vereadores para com essas melhorias nas vias que dão acesso ao município. 

Só na Bacia do Paramirim, composto atualmente por 13 municípios, deverão ser investidos mais de R$ 38 milhões, destes cerca de R$ 4 milhões devem ser investidos no município de Macaúbas. Recursos estes do Banco Mundial, do Governo da Bahia e contrapartida da Prefeitura de Macaúbas, através do  PREMAR 2 – Programa de Recuperação e Manutenção de Rodovias do Estado da Bahia. Para isso, foi realizado na manhã desta quinta feira (14) Consulta Pública, no Centro Cultural que definiu os trechos de estradas vicinais que deverão receber os investimentos de melhorias, que são intervenções em construções de pontes, bueiros e passagem molhada.

Para Macaúbas foram sugeridos 14 trechos de estradas vicinais, entre trechos do baixio e região serrana, num momento da Consulta Pública, os presentes tiveram a oportunidade de priorizarem regiões e trechos, ficando assim, as prioridades de acordo com a escolha democrática dos presentes neste encontro, vejamos: (em destaques os mais indicados/votados).

  1. Trecho Tamboril a Laranjeira (Via Vão) com 32 votos;
  2. Trecho Tamboril a Canatiba, com 18 votos;
  3. Trecho Canatiba – Maria da Silva, com 14 votos;
  4. Trecho Sede a Várzea Suja, com 07 votos;
  5. De Jurema a Ibipitanga, com 07 votos;
  6. Sede ao Quati – com 22 votos;
  7. Catolés 1 ao Catolés 2, com 07 votos;
  8. Veredinha ao Beira Rio, com 04 Votos;
  9. São José a Canatiba obteve 02 votos
  10. Lagoa do Maurício a Jiboia, teve 11 indicações.
  11. Lagoa Redonda até Olaria obteve 02 indicações
  12. Da sede até a Caraíbas- Trecho não teve votos
  13. Algodões ao Brejo teve 05 indicações
  14. Trecho da Sede a Lagoa Clara, com 10 votos.

O próximo passo será a visita dos técnicos da Secretaria Estadual de Infraestrutura em conjunto com os técnicos e engenheiros da Prefeitura de Macaúbas, nos principais trechos indicados, irão fazer a identificação dos pontos mais críticos destes trechos, e fazer o Projeto Executivo e orçamentos e aí serão liberados os recursos para as intervenções que podem ser pontes, passagem molhada ou bueiros. Não serão contemplados encascalhamento patrolamento ou asfalto.

O encontro foi encerrado pelo prefeito de Macaúbas, Amélio Costa Jr. que falou da importância destas obras para o escoamento da produção da zonar rural, bem como para tráfego de pessoas, facilitando a mobilidade em trechos críticos. E disse que esta foi uma forma democrática do Governo do Estado trazer investimentos, pondo as prioridades apontadas pelas comunidades locais em evidência.


VEJA TODAS AS AQUI


Link para compartilhar: www.portaldemacaubas.com.br/consulta-publica-teve-a-participacao-de-comunidades-rurais-e-diversas-autoridades


 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

Obs. Clique nas imagens para visualizar a matéria por inteira.

ACESSE AQUI

Categorias

Empresas Parceiras

Divulgar no Portal de Macaúbas Lojas Impacto de Macaúbas Panificadora Real SALÃO DO GIL Academia Macfitness DR. JOSELITO POUSADA E RESTAURANTE MENINO JESUS Padaria e Confeitaria Lua de Mel

Empresas Parceiras

GRUPO UNINTER  - POLO DE MACAUBAS Agência Digital DuVirtual Web Coco Gesso - Macaúbas - Ba FARMÁCIA SENHOR DO BONFIM ÓTICA MACAÚBAS MAGAZINE MACAÚBAS (Zé de Zezito)

Empresas Parceiras

Funerária Pax Regional Macaúbas UNIVERSIDADE SALVADOR – POLO MACAÚBAS AMC – ARAÚJO Pizzaria Garoto Primo - Macaúbas GRÁFICA RÁPIDA EM MACAÚBAS Restaurante Maria da Silva PONTO DO PASTEL WIZARD – POLO DE MACAÚBAS

Empresas Parceiras

APP DISK MACAÚBAS ARTESANATO EM MACAÚBAS STUDIO.COM - Sua marca no lugar certo Tropicalia FM CREDENCIAL WEB

Veja os Artistas de Macaúbas

Previsão do Tempo