A luta obstinada pelos seus ideais permeados intensamente pela busca e compreensão do povo cigano, da paremiologia, do universo das línguas neolatinas e, sobretudo de si, fazem do Ático Frota Vilas-Boas da Mota, um dos mais empenhados intelectuais Brasileiros do Séc XX. De linhagem nobre, quando o assunto é educação, doutorou-se em Letras pela USP e UFRJ, Co-Fundou a UFG, presidindo uma série conferências dentro e Fora do país, Publicou dezenas de livros, centenas de artigos, prefaciou muitas delas estudou e conheceu todos os países de língua Neolatina, mas apaixonou-se mesmo pela língua e a cultura Romena. 
Usando a metáfora dos antigos Dácios temos aqui o podemos chamar de “o grande mestre do arado” aquele que soube e sabe bem manejar e não abandonar a sua ferramenta de trabalho no meio do campo. 
Em verdade Àtico é um semeador de esperança, Para ele a educação está personificada no trabalho constante e incansável para nós nos redescobrirmos sem cessar, fazendo desta nossa maior virtude, é aquele batalhador que através da educação acadêmica e do saber popular, fez do seu caminhar uma eterna alpondra atravessando-a como ninguém, inclusive nas suas próprias palavras, se auto intitula assim: Sou como uma formiga que transporta a sua folhinha pelo caminho sem temer as patas do elefante!

Confira a sessão de Vídeos um documentário muito bacana, vale a pena assistir…

Vídeo 1

Vídeo 2

Vídeo 3

Vídeo 4

Vídeo 5

Vídeo 6

Professor Ático Frota Vilas-Boas da Mota é uma figura importantíssima para nosso município, estado e país, terá nosso respeito e admiração sempre…

Portal de Macaúbas compartilha…

Fonte: Canal J. Santos