Dia 18 de maio é o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o principal objetivo da data é conscientizar a população sobre a realidade da exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes, reforçando o compromisso do poder público e do envolvimento da comunidade para a preservação dos direitos desses jovens. É com este objetivo que o CREAS de Macaúbas, através das Orientadoras Sociais, fará abertura da Campanha Educativa sobre violência sexual hoje – 18 de maio – com um pronunciamento na Rádio Tropicália FM às 17:30h, com a finalidade de alertar toda comunidade, especialmente à população da Zona Rural do Município, a cerca das formas de violência sexual contra crianças e adolescentes e sobre os procedimentos de denuncia. A campanha seguirá com realização de Palestras e Oficinas para as crianças e adolescentes nas escolas da sede do município durante o mês de maio.

Defesa dos direitos

A campanha visa sensibilizar, mobilizar, informar e convocar a população como um todo a participar da luta em defesa dos direitos sexuais dos jovens, garantindo a proteção ao desenvolvimento da sua sexualidade, livre de abusos e da exploração sexual.

Em caso de suspeita de violência sexual, é importante acionar uma das instituições que atuam na investigação, diagnóstico, enfrentamento e atendimento à vítima e suas famílias: Conselho Tutelar, Delegacia de Política, Promotoria, CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social e o Disque 100.

O CREAS, por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), realiza o acompanhamento psicossocial das vítimas de violência e de suas famílias.

Dia 18 de maio

A data foi instituída em 1973, depois de um crime bárbaro que vitimou uma menina de apenas oito anos no Espírito Santo, o “caso Araceli”. A criança foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada.

A partir deste caso, a Lei Federal 9.970/2000 estabeleceu o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, tornando-se um dia de luta e conscientização da sociedade. A data vem manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as nossas “Aracelis”.

Macaúbas segue unida pelo fim da violência sexual contra crianças e adolescentes em todas as suas formas.

Natália K. Dias Almeida

Coordenação CREAS


Link para compartilhar: www.portaldemacaubas.com.br/18-de-maio-dia-nacional-de-enfrentamento-ao-abuso-e-exploracao-sexual-de-criancas-e-adolescentes


Publicidade